XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ANÁLISE QUALITATIVA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS
Claudia Miharu Togashi, Gerusa Pontes Moura, Cátia Crivelenti Walter

Última alteração: 2018-04-02

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo analisar três entrevistas semiestruturadas realizadas no ano de 2017 com professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuantes no município do Rio de Janeiro. Os dados apresentados são um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação ainda em andamento denominada “Currículo Funcional Natural: propondo práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado”. A análise das entrevistas teve caráter qualitativo, partindo da discussão das perspectivas das professoras do AEE em relação à formação continuada ofertada pela sua rede de ensino. Foram criadas três categorias a partir da análise das entrevistas: a) curso de formação continuada, b) formação continuada oferecida pela rede de ensino e c) renovação das práticas pedagógicas. Os resultados indicaram a importância de se oferecer cursos de formação continuada, a fim de renovar as práticas pedagógicas. Além disso, constatou-se também que os formatos de formação abrangendo muitos professores, em carácter de grandes palestras não têm apresentado eficácia e funcionalidade no que se refere à formação continuada dos professores. Conclui-se que é necessário buscar por práticas baseadas em evidências científicas para respaldar o trabalho do professor na sala de recursos e que é importante a parceria com pesquisadores para que o professor possa respaldar sua prática docente.

Palavras-chave


formação continuada; atendimento educacional especializado; educação especial