XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PERCEPÇÃO DE NORMALIDADE, ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS E ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA
Adriana Alonso Pereira, Aline Novaes Conceição, Maewa Martina Gomes da Silva Souza

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Introdução: para que haja a inclusão é necessário aceitar as diferenças, considerarando a deficiência como construção social. Objetivo: verificar a correlação entre percepção da normalidade, aceitação da diferença e as atitudes sociais em relação à inclusão de estudantes sem deficiência. Método: participaram deste estudo, 20 alunos de um centro profissionalizante de um curso relacionado à costura. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados, a Escala da Aceitação da Diferença (AD); Escala de Percepção de Normalidade (PN) e a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). Resultados: com o escopo de verificar a correlação entre os escores das escalas AD, PN e ELASI, foi realizado o teste de Spearman. Os resultados obtidos na correlação de AD com PN (rs=0,27), indicaram não haver significância, AD com ELASI (rs=-0,0049) e PN com ELASI (rs=-0,009), indicaram que a relação entre as duas variáveis é inversa, isto é, aos altos escores de uma variável estão associados a baixos escores da outra escala. Conclusão: verificaram-se a maneira como as variáveis se relacionam, assim, podem ser importantes aspectos a serem considerados na compreensão de fenômenos ligados à área da Educação Especial, considerando que as deficiências requerem um olhar sob diferentes perspectivas dos envolvidos, inclusive pesquisadores.


Palavras-chave


Educação Especial. Atitudes sociais em relação à inclusão. Percepção de normalidade. Aceitação da diferença.