XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A MÚSICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES
MARIANA MARTINS MOURO, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, Eduarda Ferreira Arf da Silva

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Introdução: Documentos que norteiam a educação básica no Brasil falam sobre a música, não só como instrumento mediador de aprendizagens específicas, mas também como linguagem e forma de conhecimento. No entanto, o que se observa na maioria dos cursos de Pedagogia é a ausência de uma disciplina referente à educação musical que contemple uma educação infantil para todos, com qualidade. Objetivo: verificar a opinião dos alunos de pedagogia sobre o uso da música nas atividades para estimular o desenvolvimento da criança de zero a dois anos de idade que frequentam o berçário. Método: Participaram da pesquisa alunos matriculados no curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública do interior de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de entrevista estruturada - questionário -, com questões fechadas e abertas, elaborado com base na bibliografia da área. Os temas tratados foram: perfil pessoal; formação acadêmica; papel da formação em música para o desempenho da profissão professor; percepções acerca da música e o desenvolvimento da criança de zero a dois anos. Para a análise dos dados, as questões fechadas foram digitadas na planilha do Excel, possibilitando a tabulação e análise descritiva. As questões abertas foram analisadas por seus conteúdos, de forma a se organizarem em categorias que receberam um tratamento qualitativo, proporcionando seu entendimento no contexto de referência. Resultados indicam que a maioria dos alunos não sabe como utilizar a música em atividades como uma ferramenta a seu favor para estimular o desenvolvimento global da criança de 0 a 2 anos e que o seu uso, geralmente é associado à rotina da instituição ou à diversão do bebê. Os discentes ainda destacaram que durante a graduação eles não têm uma matéria que aborde a música como tema especifico. Conclusão: que os cursos de pedagogia devem valorizar a música como instrumento para a estimulação do desenvolvimento da criança no berçário e que para isso, ela deve ser usada de forma intencional, ou seja, em atividades planejadas com músicas selecionadas para possibilitar atingir o objetivo educacional traçado.


Palavras-chave


Música; Formação de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.