XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INGRESSO DE ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO
Marcília Correia de Souza, VANESSA APARECIDA PALERMO, SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA MARTINS

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: A presença de matrícula de estudantes com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES), tem sido um fato recorrente na atualidade, muito provavelmente, em detrimento das políticas públicas inclusivas direcionadas a apoiar o ingresso deste público, nesta etapa de educação. Objetivo: Posto isso, este estudo tem por finalidade descrever os resultados de um projeto de extensão denominado “Programa de orientação a surdos sobre as formas de organização do exame vestibular”, em uma universidade pública, do município de Marília. Método: Constituíram a amostra 25 estudantes surdos, interessados em cursar o ensino superior e que participaram do um projeto de extensão ofertados, no período de 2015-2017. Foram critérios de seleção da amostra, adolescentes e jovens que demonstraram ter concluído o ensino médio, usuários da Língua de Sinais como sistema de comunicação. Os dados coletados referem-se ao material recolhido durante o desenvolvimento do Programa que visa retratar o quantitativo de candidatos inscritos e que tiveram acesso a matrícula na Universidade, no período mencionado. Resultados: Os resultados quantitativos de ingresso de estudantes surdos no ensino superior nos anos correspondentes, foram, cinco candidatos, sendo um no ano de 2015, um em 2016 e três em 2017.Conclusão: Diante desse contexto e tendo como princípios norteadores que o ensino superior deve ser acessível a todos que desejam cursá-la, o programa em questão, parece se constituir uma alternativa viável para promoção e participação de grupos s vulneráveis no processo seletivo de acesso à Educação Superior.

Palavras-chave


Acessibilidade. Vestibular. Surdos no Ensino Superior.