XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EFETIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Joice Daiane Muniz

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A educação inclusiva é um processo em construção e diante desse novo cenário, as demandas da Educação Especial começam a serem vistas e há o provimento de programas voltados para dar respaldo a aprendizagem dos alunos com deficiência  e também para formação desse professores. Este estudo teve como objetivo geral descrever e analisar a formação inicial dos professores de Educação Especial de um município de médio porte, do interior paulista. E como objetivos específicos tem-se: (a)identificar a maior titulação destes professores; (b) analisar se o tipo de vínculo dos professores na rede municipal é de caráter efetivo ou temporário. A presente pesquisa se caracteriza como estudo de caso de abordagem qualitativa de cunho descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada análise documental referentes à formação dos professores fornecidos pela secretaria do município pesquisado. A análise dos dados foi dividida: professor efetivo em atuação nos serviços de Educação Especial e análise sobre: modalidade de atuação, formação em pedagogia e/ou formação inicial, especializações e maior titulação, e também professor em caráter temporário para atuar nos serviços de Educação Especial e análise das categorias: modalidade de atuação, formação em pedagogia e/ou formação inicial, e especializações e maior titulação. Os resultados revelam que o município investigado possui um quadro de 42 professores de Educação Especial sendo 23 efetivos e 19 contratados temporariamente. A maioria dos professores efetivos atua em Sala de Recursos, enquanto, os temporários trabalham na modalidade colaborativa. Os professores efetivos têm sua formação inicial em pedagogia e os temporários representados pela maior parte em Licenciatura em Educação Especial. No que tange a formação continuada, verifica-se que o quadro de professores temporários possuem poucos cursos, comparados aos professores efetivos, porém com poucas exigências em relação a carga horária e acompanhamento da qualidade. Nesse contexto, se faz necessário investir na formação continuada dos professores, para propiciar melhores condições no exercício da docência, ou seja, para melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento educacional dos alunos.


Palavras-chave


educação especial;formação de professores; professores efetivos