XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALA REGULAR: UMA INTERLOCUÇÃO DIALÓGICA/POSSÍVEL APRENDIZAGEM?
Mirian Vieira Vieira Dias

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O presente artigo insere-se em uma linha de pesquisa que tem procurado investigar condições para o trabalho do Atendimento Educacional Especializado nos processos pedagógicos visando a interlocução do docente desta modalidade de ensino em consonância com professor de sala regular. Deste modo, o objetivo principal do estudo foi avaliar os efeitos de uma proposta de trabalho desenvolvida na Sala de Recursos Multifuncional, buscando a articulação com profissional desta modalidade de ensino e professor da sala regular. Participou do estudo 01 (uma) aluna de uma escola municipal de médio porte em uma cidade do estado do MS, com deficiência intelectual/ Síndrome de Down, frequente no 1º ano do Ensino Fundamental I. Estudo de cunho qualitativo, permeado pela abordagem da teoria Histórico- Cultural, pelo fato da mesma buscar relação com desenvolvimento cultural/social do ser humano, considerando o homem para além do biológico.  Alguns entraves durante o percurso do estudo ficaram evidentes em relação ao profissional da sala regular como: desconhecimento da deficiência, baixa expectativa de aprendizagem relacionada ao aluno com deficiência, bem como a dificuldade de interlocução/diálogo entre os profissionais envolvidos. Contudo, o estudo apresentou condições/ações que contribuíram para melhor aceitação e credibilidade relacionada a aluna com deficiência, bem como em sua aprendizagem. Observamos ainda, a importância e necessidade de estudos posteriores em práticas pedagógicas possíveis para aprendizagem para este alunado.


Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado. Educação especial. Educação Inclusiva.