XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA)
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, Adriano Oliveira Caminha, Priscila Pires Alves

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Introdução: O projeto de pesquisa e extensão ADACA, em sua concepção, engloba tanto o desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva como a oferta de serviços, operando integradamente ao favorecer a melhoria da relação entre a pessoa com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e seu mundo. Objetivo: Produzir Tecnologia Assistiva que favoreça a melhoria da interação e comunicação da pessoa com TEA, é um dos objetivos precípuos do ADACA. O desenvolvimento de sistemas, jogos e atividades que possam mediar a relação da pessoa com TEA e favorecer a construção de novos caminhos, oportunizando novas descobertas de comunicação e expressão é o desafio que permeia os projetos do grupo de pesquisadores. Método: As atividades são desenvolvidas no LADACA (laboratório do projeto ADACA). O laboratório conta com três ambientes: um lúdico, um computacional e um de gerenciamento e geração de relatórios. No ambiente lúdico, encontram-se diversas atividades e jogos dedicados ao auxílio na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No ambiente computacional, encontram-se quatro máquinas, todas com webcam para registro dos movimentos no momento da realização das atividades implementadas. Resultados: Os dados já obtidos com o trabalho que vem sendo desenvolvido, tem nos apontado a relevância de se conhecer o autismo, compreendendo-o como uma configuração que constitui a pessoa e não a reduz aos traços do espectro. A ampliação das possibilidades de interação e contato vão gerando continuamente novas condições para inovação e criação de sistemas de interação que favoreçam seu desenvolvimento e contato com o mundo, destacando-se aí a relevância do sistema ADACA como recursos que compõem as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação Social). Conclusão: O projeto ADACA tem revelado que as Tecnologias Assistivas como sistemas auxiliares para a comunicação, tem gerado significativos ganhos para as pessoas com deficiência, em nosso caso específico para crianças com Transtornos do Espectro do Autismo.



Palavras-chave


Tecnologia Assistiva. Aprendizagem. Autismo.