XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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CONSTRUÇÃO DE REDES COLABORATIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Jáima Pinheiro de Oliveira, Sean Bracken

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


A preocupação com estratégias de formação que forneçam subsídios capazes de manter os escolares públicos-alvo da Educação Especial nas escolas regulares e promover seu processo de aprendizagem constitui a problemática central do presente relato. Nessa perspectiva, esta proposta tem como objetivo principal relatar a experiência da construção de uma rede de colaboração em pesquisa entre o Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e o Centro de Educação e Inclusão da Universidade de Worcester (UW), no Reino Unido. De maneira secundária, pretende-se: a) descrever ações de pesquisa desenvolvidas por essa rede com foco para a inclusão, em escolas de educação básica e organizações nacionais de apoio àqueles que trabalham com crianças e jovens com necessidades educativas especiais e incapacidades adicionais (NASEN); b) problematizar pontos de aproximação entre as ações de cada um dos departamentos envolvidos (Departamento de Educação Especial da FFC/UNESP e Centro de Educação e Inclusão da Universidade de Worcester, Reino Unido) e; c) aludir formas de articulação (ensino, pesquisa e extensão) entre os departamentos envolvidos, tendo como ponto de partida a descrição e a discussão de ações realizadas por ambos. Para alcançar tais objetivos, foi realizado um estágio de curta duração na Universidade de Worcester, no qual foram incluídas ações de visitas às escolas de educação básica e a uma NASEN e, reuniões com o grupo de pesquisa do Reino Unido e a construção de uma proposta de pesquisa para solicitação de fomento junto à Academia Britânica. Espera-se dar continuidade aos trabalhos com vistas a fomentar o processo de formação de professores para atuar com a Educação Especial e Inclusiva, utilizando estratégias voltadas ao “Desenho Universal para a Aprendizagem” e o “Estudo da Lição”.


Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão. Redes colaborativas.