XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INCLUSÃO NA CRECHE E TERAPIA OCUPACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Julia Machado Silva, Helena Martínez Avila De Mello, Fabiana Cristina Frigieri De Vitta

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: O desenvolvimento global da criança na fase de zero a dois anos está diretamente relacionado à oferta de experiências que favoreçam a aprendizagem psicomotora e sua independência. No contexto educacional brasileiro, a creche atende crianças com uma diversidade de comportamentos, devido a fatores diversos, como biológicos, sociais e próprios da idade. O conhecimento que o professor tem sobre atividades para favorecer e estimular o desenvolvimento é essencial. A terapia ocupacional pode ser uma forte aliada ao conseguir visualizar oportunidades de trabalhar as fases do desenvolvimento com mudanças na rotina, nas atividades e no ambiente. Objetivo: Relatar a atuação colaborativa da Terapia Ocupacional junto a uma creche municipal numa cidade de porte médio no interior de São Paulo. Método: Durante dois anos foi desenvolvido um programa de extensão junto à Secretaria Municipal de Educação, com atuação junto a uma instituição que atende crianças de zero a dois anos. Uma vez por semana, eram ministradas aula expositiva e assistência na prática com o objetivo de capacitar sobre o desenvolvimento infantil e as diferentes formas de organizar as atividades de vida diária, interferindo na rotina e atendia-se a especificidades de crianças em risco social. Resultados: Duas crianças com idades de cinco e nove meses, apresentando atraso no desenvolvimento psicomotor devido a fatores pré-natais foram foco específico da intervenção da Terapia Ocupacional na organização do ambiente com confecção de cadeirinha e mesinha de caixas de papelão para beneficiar o posicionamento, facilitando a aquisição de controle postural e manipulação de objetos, em conjunto com isso, priorizou-se a inclusão dos bebês em atividades grupais promovendo a socialização. Conclusão: A Terapia Ocupacional facilitou o trabalho do professor. Ao acrescentar uma adaptação ao ambiente, deu oportunidade às crianças de participar de atividades comuns e em conjunto, oferecendo estímulos de dimensão global ao desenvolvimento infantil.

Palavras-chave


Educação Infantil. Educação Inclusiva. Creche.