Última alteração: 2018-04-10
Resumo
As perspectivas de vários países sobre a escolarização de alunos surdos fomentam discussões internacionais que visam identificar aspectos distintos – sejam eles de esfera organizacional, política ou pedagógica - a fim de contribuir para melhores condições de inclusão dos mesmos. Nesse sentido, as questões relacionadas à educação destes alunos vêm se apresentando com proeminência nos debates acadêmicos sobre inclusão e na produção científica decorrente destes. O presente trabalho é um breve recorte de uma pesquisa pós-doutoral, cujo objetivo é identificar e analisar a produção científica espanhola sobre a educação de surdos e indicar os parâmetros bibliométricos que melhor representem as temáticas destas pesquisas. De abordagem bibliométrica, elegeu como fonte de dados para a seleção das teses a Base de dados de Teses Doutorais das Universidades espanholas (TESEO), do Ministerio de Educación, cultura y deporte do Gobierno de España. Para a coleta de dados realizada, frente os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, mediante a utilização do termo de busca “sordos”, foram selecionadas 34 teses de doutorado, que por sua vez foram agrupadas nas seguintes categorias: distribuição temporal, instituição, área de conhecimento e temáticas. Os resultados desse panorama bibliométrico expressam uma diversificada produção científica sobre educação de surdos oriunda de trabalhos de doutorado defendidos em universidades espanholas. Ressaltamos a pertinência de estudos de âmbito internacional que analisem o conhecimento produzido em um determinado campo, de modo a oferecer subsídios aos pesquisadores, revelando avanços e lacunas existentes, a fim de contribuir para o aprimoramento do respectivo campo e para uma prática pedagógica cada vez mais inclusiva.