XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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ENSINO DE LEITURA E ESCRITA PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Érika Rímoli Mota da Silva, Lidia Maria Marson Postalli

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar a aquisição de repertórios de leitura e de escrita em adultos com deficiência intelectual (DI) que frequentavam a Educação de Jovens e Adultos por meio de um procedimento de ensino de leitura e de escrita informatizado. Participaram da pesquisa dois estudantes com DI, com idades de 26 e 34 anos, que frequentavam uma escola regular pública de uma cidade do interior de São Paulo. Os participantes foram expostos ao Módulo 1 do programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos, realizando sessões de ensino intercaladas a avaliações periódicas de progresso. O programa era composto por cinco unidades de ensino compostas por 20 passos. Cada passo ensinava três palavras (compostas por consoante-vogal) e as sílabas correspondentes, por meio do emparelhamento de acordo com o modelo auditivo-visual (entre palavra ditada e figura, palavra ditada e palavra impressa e sílaba ditada e sílaba impressa) e emparelhamento de acordo com o modelo de resposta construída (palavra impressa e letra/sílaba para composição; palavra ditada e letra/sílaba para composição). Antes e após o programa de ensino foi realizada uma avaliação do repertório de leitura e de escrita (pré- e pós-teste). No pré-teste, os participantes apresentaram desempenho nulo tanto em ditado por composição quanto manuscrito e leitura de palavras e desempenho igual ou superior a 80% de acertos em cópia. Após realizar o procedimento de ensino, verificou-se avanços nos repertórios, visto que os participantes apresentaram desempenho superior a 80% de acertos em ditado por composição e manuscrito. Em relação à leitura de palavras, os participantes também apresentaram avanços, atingindo 100% (P1) e 93,3% (P2) de acertos. Os resultados mostraram que o programa favoreceu a aquisição de um repertório inicial de leitura e de escrita. Estudos futuros devem investigar condições facilitadoras e favorecedoras para generalização deste conhecimento para diferentes situações e ambientes.

Palavras-chave


Ensino de leitura e de escrita; Deficiência intelectual; Educação de Jovens e Adultos