XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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ESTUDO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Wilson Nascimento da Silva, Flaviane Pelloso Molina Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


A temática desse trabalho se trata do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com o objetivo de Buscar o perfil das pesquisas referentes ao tema TEA na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) de teses e dissertações brasileiras do repositório institucional da UNESP publicado nos últimos dez anos. Para atingir nosso objetivo, lançamos mão de uma revisão sistemática da literatura relacionada ao tema proposto. Outros critérios estabelecidos foram: essas produções serem dos últimos dez anos, estarem no repositório institucional da UNESP e a utilização do descritor autismo. Ao longo da busca foi necessário estabelecer alguns filtros, sendo os meios para seleção dos textos a serem analisados num primeiro momento: período, idioma, região e instituição. A partir desse filtro foram obtidos 29 trabalhos que foram organizados e categorizados a partir das seguintes características: níveis de pesquisa, tipos, participantes, orientadores, categoria temática e faculdade, campus e programas. Ao se realizar o levantamento com o descritor autismo foram encontrados 29 trabalhos, dentre os 29 trabalhos, 24 são dissertações ocupando a maior porcentagem em 82,75% e 5 teses com 17,25 % dos trabalhos. Adentrando as categorias temáticas das pesquisas levantadas, a maior incidência foi no campo da genética e psicanálise com incidência de 17% para ambas, seguida da temática inclusão escolar com 14% e dos distúrbios do sono e família com 7% para cada um. Para categorias temáticas relacionadas a educação, encontra-se além da Inclusão Escolar já citada com 14%, também pesquisas relacionadas ao ensino de Ciencia, Ensino da Matemática, Práticas Pedagógicas e Recursos de Aprendizagem com 3,5% para cada, perfazendo assim um total de todas de 28% o que apresenta uma baixa incidência, abrindo assim campo para futuras pesquisas nessa área tão importante para o TEA. Assim um total de 5 programas de pesquisa com envolvimento na Área Escolar correspondendo há apenas 36%, o que talvez venha a ser também uma justificativa para a baixa incidência de categoria temáticas voltadas para práticas pedagógicas. Conclui-se que, os dados levantados foram fundamentais para tal investigação continuidade de revisão sistemática para maior clareza das pesquisas futuras na área do TEA.

 


Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista; Produção Cientifica; Revisão Bibliografica