XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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CONTRIBUIÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Com o estabelecimento e posterior ampliação de discussões, nacionais e internacionais, a respeito da inclusão, foi possível impulsionar a sociedade para refletir sobre as diferenças sociais.Uma das possibilidades de ingresso de pessoas com deficiência em ambientes de ensino ocorre no ensino superior, por exemplo, por meio dos cursos superiores de tecnologia. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi descrever o acompanhamento de alunos com deficiência em um curso superior de Tecnologia. Trata-se de um Estudo de Caso em um Faculdade de Tecnologia do interior do estado de São Paulo, que possui a matrícula regular de oito alunos com deficiência, dentre eles quatro alunos com deficiência visual, sendo um cego e três com baixa-visão, dois alunos com deficiência auditiva, um aluno com deficiência física e um aluno com deficiência múltipla.A coleta dos dados foi realizada mediante a análise de documentos a respeito da inclusão de alunos com deficiência, registros das atividades realizadas pelo atendimento educacional especializado e por meio de observação participante descrita em um caderno de campo.A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, obtendo-se quatro categorias de análise, na qual a primeira foi Conhecer o aluno com deficiência ingresso, a segunda a Organização de um curso superior de Tecnologia, a terceira a Organização do atendimento Educacional Especializado e a quarta o Acompanhamento dos alunos com deficiência.  O intuito de descrever o acompanhamento de alunos com deficiência em um curso superior de Tecnologia promoveu não só a abordagem da temática da inclusão no ensino superior tecnológico, como também demonstrou a dificuldade em estabelecer um processo efetivo de acompanhamento a alunos com deficiência. Esse fato ocorreu, devido às especificidades das formações acadêmicas no ensino superior quanto a conteúdos e abordagem do curso, como também a configuração do corpo docente que possui formações especializadas e detrimento de conhecimento frente à Educação, Educação Especial e a didática como promotoras de estratégias para o ensino de alunos com deficiência.

Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão.Curso superior de Tecnologia. Deficiência.