XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TEA E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Simone Oliveira Rinaldo, Silvia Lucato Sigolo, Evelin Rezende Piza

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


As especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Todavia, tem-se que o contexto escolar pode proporcionar oportunidades de convivência, além de constituir-se em um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento. Acredita-se que quanto melhor e mais próxima a relação entre a família e a escola, melhor será a adaptação dessa criança ao contexto escolar. Objetiva-se com este trabalho apresentar as concepções das famílias de crianças com TEA acerca da escolarização dos seus filhos na educação infantil. Este estudo caracteriza-se quanto à abordagem, como uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva. Os participantes foram duas famílias e duas crianças com TEA. O procedimento utilizado foi a entrevista com base em roteiros semiestruturados. Os resultados mostraram que as famílias perceberam falhas no processo de escolarização. Consideraram que a inclusão acontecerá quando houverem professores capacitados e recursos materiais, humanos e arquitetônicos adaptados para melhor atender as crianças. Concluiu-se, dessa forma, que as famílias buscam na escola, além da inclusão, aprendizagem significativa para seus filhos e perceberam que a escola não está preparada nem para a inclusão, nem para a escolarização. O caminho para a inclusão e escolarização de crianças com TEA está no investimento na formação continuada dos professores.


Palavras-chave


Família; TEA; Escolarização