Última alteração: 2018-04-12
Resumo
A inclusão, com o apoio da tecnologia, tem sido discutida na literatura especializada, principalmente no que diz respeito ao processo de desenvolvimento do público-alvo da Educação Especial. Mais especificamente sobre as pessoas cegas ou com baixa visão, a tecnologia tem sido fundamental para este processo, desde a escolarização até a inserção e desenvolvimento no mercado de trabalho. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar, como a tecnologia tem sido utilizada para a inclusão e profissionalização das pessoas cegas ou com baixa visão. Para alcançar este objetivo, lançamos mão de uma busca por autores que discutiram sobre a profissionalização de pessoas com deficiência e da legislação acerca desta temática, com foco ou não para as pessoas cegas ou com baixa visão. Os resultados indicaram que poucos são os estudos voltados especificamente para este público. No entanto, quando este é o foco dos estudos, fica evidente que a tecnologia tem sido fundamental para esta inserção e profissionalização. Além disso, os resultados indicaram também a necessidade de recursos tecnológicos (softwares e aplicativos para celular) específicos para essas pessoas, mas também ressaltaram a importância de considerar os aspectos comuns com os outros trabalhadores, com desenvolvimento típico, ou seja, considerar os outros sentidos. Outro resultado importante foi a identificação da disparidade entre a contratação de pessoas com baixa visão em relação à contratação de pessoas cegas. De forma geral, foi possível concluir que a tecnologia é um importante recurso tanto para a escolarização deste público quanto para sua inserção e permanência no mercado de trabalho.