XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IF SUDESTE MG
Sandro Vieira Teófilo, Wanessa Moreira de Oliveira

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: A política de inclusão do IF Sudeste MG se alinha à perspectiva da educação inclusiva que considera as especificidades de seus discentes de forma a garantir acessibilidade, permanência e conclusão destes no processo de ensino. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é realizar o levantamento e o acompanhamento dos passos para a implementação da política institucional de inclusão dos discentes público-alvo da educação especial visando o aprimoramento das práticas institucionais, principalmente as educacionais. Método: Esta pesquisa se utiliza da análise documental dos registros produzidos pelos Núcleos de Ações Inclusivas (NAI) em parcerias com os docentes da instituição, e da realização de entrevistas, semi-estruturadas, com os membros da comunidade acadêmica diretamente envolvidos com as ações. A análise dos dados será feita com base nos princípios e procedimentos Análise de Discurso de linha francesa, ancorando-se em sua teoria e em seus dispositivos analíticos. Resultados: Neste momento apresentamos as conclusões parciais: necessidade de maior divulgação institucional da política; manutenção da oferta de cursos de capacitação de servidores dentro da perspectiva inclusiva; necessidade de um feedback dos alunos atendidos com base na política. A pesquisa entrará, ao longo deste semestre, na fase de entrevistas. Conclusão: A política é um ganho para a instituição e para a comunidade atendida pela instituição, assim nos cabe zelar por sua aplicação e por seu desenvolvimento.


Palavras-chave


Política de Inclusão. Educação Especial. Educação Inclusiva. Análise de Discurso.