XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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MATRÍCULAS DE ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Patrícia Tupin Martins, Analiz Lazaro, Mariana Ferreira Monteiro

Última alteração: 2018-05-08

Resumo


O processo de alfabetização tem sido objeto de estudo por parte de diversas áreas da educação. Os levantamentos anuais divulgados pelo Ministério da Educação e por outros órgãos do Governo Federal são importantes meios de pesquisa para identificação de necessidades e ações voltadas para este público. O objetivo deste estudo foi identificar o número de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial segundo o censo de matrículas correspondente ao ano de 2017 divulgado pelo Instituto Anísio Teixeira. Para alcançar este objetivo, a sinopse estatística foi analisada com foco voltado para a Educação Básica, mais precisamente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da região Sudeste. Os resultados indicaram que o número total de matrículas para a faixa etária correspondente ao processo de alfabetização (6 aos 10 anos) foi de 5.487.755 (cinco milhões, quatrocentos e oitenta e sete mil e setecentos e cinquenta e cinco) apenas na região Sudeste. Isso evidencia que é nesta região do país que há o maior número de matrículas nesta faixa etária. Outro dado que chama muito a atenção é o de que 177.345 (cento e setenta e sete mil, trezentos e quarenta e cinco) dessas matrículas correspondem ao público-alvo da Educação Especial, em classes comuns ou exclusivas, segundo denominação do Instituto. De um modo geral, é possível indicar que frente ao número expressivo e cada vez maior de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial, a preocupação com a formação dos profissionais para atuação nas classes comuns deve ser ainda maior, principalmente no que se refere à faixa etária correspondente ao processo de alfabetização.

Palavras-chave


Educação Especial; Educação Básica; Alfabetização