XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Mariana Magni Bueno Honjoya, Priscila Pereira Martins Ribeiro

Última alteração: 2018-04-02

Resumo


Introdução: A educação da população com deficiência é um tema bastante preocupante, abordado a temática ds deficiência auditiva, Lacerda (2006) diz que pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos surdos que passam por vários anos de escolarização apresentam competências para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas inicias serem semelhantes. Estes dizeres nos remetem a estrutura física, pedagógica e de recursos humanos, que estão despreparados para lidar com as necessidades individuais dos mais diversos alunos encontrados. Objetivo: Tem por objetivo realizar o levantamento bibliográfico à cerca  das atitudes sociais e o processo de inclusão de deficientes em especial dos deficientes auditivos e relatar uma experiência onde após a mudança das atitudes sociais e o olhar pedagógico individual que possibilitaram um resultado positivo.  Método: Este trabalho é uma revisão bibliográfica com um relato de uma experiência no ensino técnico em uma escola de nível médio e técnico da ETEC Monsenhor Antonio Magliano pertencente da autarquia do Centro Paula Souza na cidade de Garça no Estado de São Paulo. Resultados: Podemos observar nas palavras dos discentes que a mudança pode ocorrer quando a comunidade escolar tem um olhar integrador, inclusivo e que busca adequar os saberes pedagógicos as necessidades individuais de cada discente, tornando o ensino-aprendizado eficiente, como ocorreu na experiência relatada. Conclusão: Podemos concluir que através da mudança nas atitudes sociais, podemos quebrar as barreiras de aprendizagem, tornando-o possível a inclusão do deficiente no ensino regular, técnico e superior, desde que a escola tenha estas mudanças trazidas pelos autores e no relato, adequando-se as necessidades individuais de cada discente não apenas dentro da sala de aula, mais em toda a sua equipe e departamentalização.


Palavras-chave


Educação Especial; Inclusão Educacional.