XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIMEIRA ETAPA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Patrícia Alzira Proscêncio, Fernanda Delai Lucas Adurens, Débora Deliberato

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: Este estudo apresenta dados da primeira etapa de uma revisão sistemática sobre pesquisa colaborativa, a qual consiste em levar o trabalho de diferentes especialistas para o contexto escolar. Este modelo se propõe a contribuir com estratégias de intervenção a partir de problemas vivenciados pelos professores na escola. Objetivo: Identificar trabalhos que utilizaram a pesquisa colaborativa na formação de professores na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva no ensino regular. Método: Realizou-se uma busca a partir dos descritores: pesquisa colaborativa, formação de professores e Educação Especial com o operador booleano “AND” na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações defendidas no período de 2008 a 2018. O critério de inclusão foi a apresentação dos descritores ou de indicativos em relação ao foco de estudo no título, palavras-chave e/ou no resumo. Resultados: Pela busca, foram obtidos 49 trabalhos e selecionados 14, os quais distribuem-se em subtemas relacionados a: sala de recursos multifuncionais (3); ensino a distância para formação de professores para educação inclusiva (1); inclusão de alunos com deficiência intelectual (2), com autismo (1), com deficiência física (1); consultoria colaborativa sobre a deficiência visual associada a distúrbios neurológicos (1); proposta de coensino entre o professor da Educação Especial e professor da sala comum (1); gestão visando a inclusão (1); inclusão na educação física escolar (1); ações colaborativas entre as professoras de química e da Educação Especial ao aluno com deficiência visual (1); formação continuada para educadores de Educação Especial, com foco no Planejamento Educacional Individualizado para estudantes em situação de deficiência (1). Conclusão: Os dados coletados até o momento permitirão dar continuidade à segunda etapa que será a análise dos trabalhos completos. Ainda, percebe-se que é possível ampliar esse estudo alterando os descritores para identificar outras pesquisas e realizar um comparativo entre elas.

Palavras-chave


Pesquisa colaborativa; Formação de professores; Educação Especial.