XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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AUTISMO E EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO
Aluana Xavier Lima

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo publicada como uma expressão de conhecimento cultural e educativo. Considerando que a legislação brasileira garante acesso à escola comum a todos os sujeitos, inclusive à criança autista, a investigação do universo desses educandos se faz relevante para compreensão das necessidades dos infantes com TEA no ambiente escolar. Neste sentido, procura-se reunir dados sobre a produção científica a respeito da inclusão de alunos com esta síndrome, no quadro de experiências acadêmicas. A metodologia consiste na análise dos registros constantes do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Plataforma Sucupira. Neste banco de dados foi possível avaliar 21 produções entre teses e dissertações, que projetam uma visão acadêmica interdisciplinar no âmbito histórico-cultural escolar, nas séries inicias do Ensino Fundamental. Foram consideradas somente produções completas do período de 2013 a 2017. O refinamento de pesquisa foi constituído com as palavras de busca “autismo e autista”, na área de conhecimento em “educação”. A pluralidade dos resultados acusa a crescente presença dos alunos com TEA nas escolas de ensino regular, após a popularização do paradigma da inclusão escolar. O material observado enfatiza as dificuldades no universo da educação e cultura vivenciadas nas experiências escolares, familiares e também com os profissionais da educação.


Palavras-chave


transtorno do espectro autista. pesquisa bibliográfica. educação. Inclusão escolar. educação especial.