Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Introdução: O presente trabalho apresenta o Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (LADACA) da Universidade Federal Fluminense, que faz uso dos recursos das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para interação com a pessoa autista ao criar jogos e dispositivos que visam favorecer, através desse modo de interação auxiliar, estratégias de coping para a família, aprendizado e comunicação para a criança autista. Objetivos: Produzir Tecnologia Assistiva que favoreçam a melhoria da interação é o objetivo do projeto que vem produzindo sistemas, jogos e softwares que possam mediar a relação da pessoa com TEA e favorecer a construção de novos caminhos, oportunizando novas descobertas de comunicação e expressão. Método: O trabalho de interação com jogos computacionais é desenvolvido de forma concomitante ao acolhimento da pessoa com TEA e sua família, utilizando a metodologia dos grupos focais e roda de conversa, oportunizando o desenvolvimento de estratégias de coping para melhoria da relação entre a família com a pessoa com TEA. Tal abordagem, encontra respaldo nas teorias sócio-interacionista de Vygotsky (2009), e na fenomenologia de Merleau Ponty que fundamenta o método de trabalho para aproximação, intervenção e abordagem às famílias. Resultados: Os recursos das tecnologias assistivas, tem evidenciado uma melhora na qualidade da relação das crianças, ampliando seus contatos e desenvolvendo suas potencialidades a partir do modelo de potência e não de déficit, o que tem qualificado significativamente as relações entre ela e seu contexto. Conclusão: Conclui-se que o dispositivo das tecnologias de informação e comunicação, aliados ao acolhimento e compreensão da história de vida de cada pessoa, são um potente recurso para favorecer e ampliar as possibilidades de contato com a pessoa com TEA.