XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM MANAUS: UM ESTUDO DE CASO
Claudenilson Pereira Batista

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: É relevante monitorarmos como as pessoas com deficiência visual estão se relacionado às tecnologias disponíveis atualmente. Esta produção teve como objetivo. Objetivo: analisar o processo de inclusão digital de pessoas com deficiência visual, da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas – ADVAM. A proposta foi lançar luzes sobre o uso da tecnologia como catalisador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade contemporânea, e como o uso da tecnologia, articula a inclusão da pessoa com deficiência visual, facilitando sua vida cotidiana. Método: A pesquisa aplicada, se desenvolveu através de um grupo focal. Nossa pesquisa está configurada como qualitativa, documental, exploratória, com observação direta não participante. Consultamos importantes documentos oficiais nacionais brasileiros de fonte secundária como a Lei no. 13146 - Lei Brasileira da Inclusão- LBI, de 06 de julho de 2015 e o Decreto Federal 5296, de 02 de dezembro de 2004. Os autores que subsidiaram e garantiram o caráter científico de nosso estudo foram: Santaella (2005), Pierre Levy (1993), Sassaki (1997-2007), Adorno e Horkeimer (1985). Resultados: Nossas considerações concludentes, evidenciaram que já está disponível no mercado para aquisição, um grande número de recursos tecnológicos de baixo, médio e alto custo, que indubitavelmente, facilitam a vida diária das pessoas com deficiência visual. No entanto, o alto custo de alguns produtos, dificultam o acesso por parte de alguns indivíduos, reflexo de uma sociedade ilustrada com desigualdades em vários setores da sociedade. Conclusão: Podemos considerar, portanto, que as condições econômicas das pessoas com deficiência visual, interferem no processo de inclusão digital exigindo uma maior participação por parte do Estado, em implementar políticas públicas, para mediação do processo de inclusão.


Palavras-chave


Inclusão digital. Pessoa com deficiência visual. Tecnologia assistiva