XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO COVAS MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
Elayne Cristina Rocha Dias, Libéria Rodrigues Neves

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Introdução: A inclusão educacional implica diversas mudanças nas metodologias das instituições de ensino; nas ações do Estado e da sociedade de forma geral. Partindo desse princípio, este artigo visa estabelecer reflexões sobre as práticas inclusivas do professor de Atendimento Educacional Especializado- AEE para com os alunos com deficiência da rede municipal no ensino fundamental 1 e a forma como as mesmas podem auxiliar o docente da sala regular no município de Teresina – Piauí. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Mário Covas, no Bairro Gurupi. A escolha dessa instituição se justifica pelo histórico de uma grande quantidade de alunos com deficiência atendidos no AEE, em média 22 educandos. Além disso, adota uma prática diferenciada. Surge do interesse e a dúvida de como as práticas dos professores de AEE, poderá auxiliar de forma significativa o processo de inclusão. Objetivo: analisar a contribuição do professor de AEE, a partir da observação de estratégias inclusivas adotadas por esse educador para o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência. Método: uma pesquisa qualitativa, com uma amostra de um professor de AEE e três educadores da sala regular, com aplicação de questionários para melhor definição dos resultados. Resultados: constata-se o emprego de diversas estratégias de auxílio ao educador da sala comum, uso de recursos audiovisuais e pedagógicos pelos professores de AEE. Conclusão: Em meio a tudo isso, necessita-se uma formação continuada frequente propondo técnicas e posturas cada vez mais eficientes principalmente para os docentes da sala regular.

 

 


Palavras-chave


Professor. Práticas. AEE.