XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O BRINCAR DA CRIANÇA CEGA E DA CRIANÇA VIDENTE NA PRÉ-ESCOLA
Carolina Biondo da Silva

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivos analisar o brincar de uma criança cega e identificar semelhanças e diferenças do brincar de uma criança cega e uma criança vidente na pré-escola.  Participaram deste estudo duas crianças, sendo uma criança cega e uma criança vidente, na faixa etária de 5 anos, matriculadas na mesma turma da Educação Infantil. Cada participante teve uma situação natural do brincar com jogos de encaixe filmada, com duração de 15 minutos cada sessão/atividade. Nas duas situações de brincadeiras analisadas, as duas crianças permaneceram mais tempo brincando com crianças e brinquedos e manuseando e explorando as peças do jogo. Alguns comportamentos diferentes foram manifestados durante o brincar, possivelmente pelas limitações da deficiência visual. De maneira geral, os resultados sinalizaram aspectos importantes sobre a importância do brincar na pré-escola, principalmente características da criança cega, pois a brincadeira cooperativamente com os pares, esteve presente na maior parte do tempo, de maneira semelhante ao brincar da criança vidente.

Palavras-chave


Educação Especial; Deficiência Visual; Brincar