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OS JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Última alteração: 2018-05-07
Resumo
Este estudo traz uma análise do uso dos Jogos Cooperativos (JC) como recurso didático no ensino de ciências para alunos com Síndrome de Down (SD). O objetivo é demonstrar as contribuições dos JC como ferramenta didática potencializadora no desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, tanto no ambiente do atendimento educacional especializado como na sala regular de ensino. Os estudos selecionados pautaram-se, principalmente, em Vigotsky (1998) que assinala a significação do uso dos jogos na contribuição do desenvolvimento da criança; Nicácio et al (2017) que falam da utilização dos jogos educativos no ensino de ciências, pois estes proporcionam uma maior aproximação dos conceitos de ciências; e Gómez e Samaniego (2005) que discorrem sobre a importância de uma aprendizagem através do uso dos jogos cooperativos, tendo em vista que “esse processo envolve o enriquecimento pessoal e a exploração gratificante das possibilidades criativas em um ambiente em que ninguém é descriminado, excluído, derrotado ou eliminado”. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa-ação (THIOLENT, 2005), envolvendo uma professora da APAE-Belém e quatro alunos SD com faixa etária entre 10 e 13 anos de idade, com etapas de seleção dos jogos e posteriormente a utilização dos jogos junto com os alunos. Os resultados vêm apontando uma elevação significativa na compreensão e apropriação dos conceitos de ciências. Aumentou-se a interação entre os alunos nos atendimentos, bem como um maior engajamento em participar das atividades.
Palavras-chave
Síndrome Down. Aprendizagem. Jogos. Ciências.