XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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OS JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda Souza Fernandes

Última alteração: 2018-05-07

Resumo


Este estudo traz uma análise do uso dos Jogos Cooperativos (JC) como recurso didático no ensino de ciências para alunos com Síndrome de Down (SD).  O objetivo é demonstrar as contribuições dos JC como ferramenta didática potencializadora no desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, tanto no ambiente do atendimento educacional especializado como na sala regular de ensino. Os estudos selecionados pautaram-se, principalmente, em Vigotsky (1998) que assinala a significação do uso dos jogos na contribuição do desenvolvimento da criança; Nicácio et al (2017) que falam da utilização dos jogos educativos no ensino de ciências, pois estes proporcionam uma maior aproximação dos conceitos de ciências;  e Gómez e Samaniego (2005) que discorrem sobre a importância de uma aprendizagem através do uso dos jogos cooperativos, tendo em vista que “esse processo envolve o enriquecimento pessoal e a exploração gratificante das possibilidades criativas em um ambiente em que ninguém é descriminado, excluído, derrotado ou eliminado”. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa-ação (THIOLENT, 2005), envolvendo uma professora da APAE-Belém e quatro alunos SD com faixa etária entre 10 e 13 anos de idade, com etapas de seleção dos jogos e posteriormente a utilização dos jogos junto com os alunos. Os resultados vêm apontando uma elevação significativa na compreensão e apropriação dos conceitos de ciências. Aumentou-se a interação entre os alunos nos atendimentos, bem como um maior engajamento em participar das atividades.

Palavras-chave


Síndrome Down. Aprendizagem. Jogos. Ciências.