XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PROJETO DE TRABALHO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Andréia Maria de Oliveira Teixeira, Andréa Rizzo dos Santos

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: A vivência, com Educação Humanizada e Projeto de Trabalho Colaborativo, levantou o seguinte questionamento: Como professores estão favorecendo a Inclusão Escolar de alunos com TEA? As práticas não devem focar apenas em como se ensina, mas também em como o aluno aprende, com foco humanizado e colaborativo. Mesmo se começarmos com Projetos de Trabalho Colaborativo, não podemos ignorar a real diversidade no ambiente educacional. Nem todos estão dispostos ou aptos a trabalhar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEES). Objetivo: Identificar os processos utilizados na inclusão do escolar com TEA e analisar como são executados entre professores num Projeto de Trabalho Colaborativo. Método: A coleta de dados será realizada com alunos com TEA, professores da sala regular e com professores do AEE de escolas da rede municipal de ensino. Para a coleta de dados serão aplicadas escalas avaliativas, entrevistas e observação para a identificação das ações, estratégias e recursos utilizados. Resultados: Os dados obtidos serão analisados qualitativamente e de acordo com as escalas utilizadas. Conclusão: Há dificuldades em entender os procedimentos para conduta colaborativa em ambiente escolar e é relevante considerar que há a necessidade de se dividir as responsabilidades, ações para incluir, mas há que se romper com a crença de cada profissional em seu espaço de atuação. Ainda persiste uma cultura de não formação para lidar com esta clientela, porém há também uma urgência de mudança desse discurso. E trabalhar com este repertório de construção pessoal é um desafio que vai além das atribuições de qualquer profissional da Educação.

Palavras-chave


Trabalho Colaborativo. Inclusão Escolar. Transtorno do Espectro Autista.