XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Valéria Rosa Farto Lopes, Carlos César Garcia Freitas

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Após a instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, por meio do Decreto Federal 7.397/2010, o trabalho com Educação Financeira ganhou destaque na Educação Básica, visando a formação de alunos críticos e autônomos para a tomada de decisões em situações vivenciadas no campo econômico e financeiro. O Ministério da Educação homologou em dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando a Educação Financeira tema transversal obrigatório que deverá constar nos currículos de todo o Brasil. Consideramos que a inserção da Educação Financeira seja um desafio de uma inclusão efetiva para o atendimento das necessidades de alunos com deficiência. Diante da contemporaneidade da temática organizamos um levantamento para analisar teses e dissertações que abordem a Educação Financeira na Educação Básica para alunos com deficiência. Pretendemos refletir sobre a importância da Educação Financeira na formação de alunos com deficiência, na Educação Básica, numa perspectiva inclusiva, além de vislumbrar um mapeamento da área e identificar possibilidades de trabalhos futuros. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada em etapas da Revisão Sistemática da Literatura. As fontes de dados foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com intervalo de busca entre 2008 e 2017. As dissertações e teses foram selecionadas por meio das palavras-chave "Educação Financeira" e "Educação Básica", resultando em 45 publicações. Após leitura dos resumos identificou-se 25 publicações, sendo 1 tese e 24 dissertações, abordando Educação Financeira na Educação Básica. Porém, apenas uma dissertação tratou de alunos com deficiência, no caso, visual. Os resultados apontam amplo campo para posteriores pesquisas envolvendo Educação Financeira e inclusão de alunos com deficiência em todos os níveis da Educação Básica.

Palavras-chave


Educação Especial. Educação Financeira. Inclusão na Educação Básica