Tamanho da fonte:
A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Última alteração: 2018-04-12
Resumo
As propostas de transformações nos sistemas educacionais, pautadas na perspectiva inclusiva, têm como principal meta o ingresso, a permanência e a conclusão dos estudos de todos os alunos matriculados nos diferentes níveis educacionais, incluindo o ensino superior. Nesta direção, o objetivo deste trabalho foi realizar uma varredura bibliográfica para conhecer o estado do conhecimento sobre produções científicas que abordassem em alguma medida temáticas relacionadas a trajetória de estudantes com deficiência no ensino superior. Para levar a termo este objetivo foi realizado uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no intervalo temporal datado entre 2008 a 2018, com o uso de descritores específicos relacionados a participação de estudantes com deficiência matriculados no ensino superior, e empregada a técnica de Análise de Conteúdo para o processamento de dados. Foram encontrados 1259 arquivos, sendo que 12 corresponderam ao objetivo desta pesquisa. A consulta às teses e/ou dissertações sobre a temática em questão, mostraram, por um lado, resultados bastante promissores indicando a oferta de recursos de acessibilidade para ingresso nas universidades, tais como: provas do vestibular adaptadas, locais adequados para sua realização e informações sobre como proceder a matrícula nas instituições de ensino superior. No entanto, as produções denotam que as condições reais de inclusão no contexto universitário ainda estão aquém das desejadas, principalmente, pela falta da preparação dos professores na prática pedagógica destinada aos estudantes com deficiência. A totalidade das pesquisas endossa a ideia de que sejam necessárias medidas que traduzam as politicas educacionais em ações concretas que viabilizem a permanência e conclusão dos cursos superiores por parte dessa demanda estudantil
Palavras-chave
Educação Inclusiva; Acessibilidade; Ensino Superior