XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ATUAL DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) EM CAMPO GRANDE - MS
Ana Lígia Cereali

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: O presente trabalho apresenta os resultados parciais de um levantamento que está sendo realizado nas escolas estaduais de Campo Grande – MS que possuem Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) nas quais investigamos a situação destas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos com deficiência. Objetivo: Verificar a atual situação das SRM após vários anos de implantação, além disso, checar como tem sido feita a manutenção dos recursos disponíveis e se ainda é possível atender os alunos com essas ferramentas, uma vez que as tecnologias evoluem rapidamente e muitas tornam-se ultrapassadas. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários para os professores que atuam nas SRM. Por enquanto, foram investigadas 52,6% escolas das 38 que possuem SRM, totalizando 20 professores entrevistados. Para a análise dos dados, utilizamos as técnicas de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). Onde foram usadas as três fases cronológicas sugeridas por Bardin (pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, as inferências e a interpretação). Resultados: Os resultados evidenciaram que o atendimento dos alunos tem acontecido nas SRM, porém os recursos disponíveis não atendem todos os alunos, principalmente os de ensino médio, uma vez que o material didático disponível é voltado apenas para alunos do ensino fundamental. Os professores utilizam mais os computadores que são os recursos tecnológicos disponíveis, mas encontram dificuldades em realizar o atendimento, devido a inequação e demora na manutenção dos equipamentos. Em algumas escolas os microcomputadores não acessam a internet devido a defasagem do equipamento.

Conclusão: Concluímos que é preciso repensar em como o processo de inclusão tem acontecido, isso porque as condições oferecidas para atender os alunos com deficiência não são suficientes para oportunizar a participação destes nas atividades cotidianas da escola e inserção na sociedade.

 

 

 

 


Palavras-chave


Salas de recursos multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado.