XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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Síndrome de Down e Desempenho Psicomotor
Mariana Cristina de Azevedo Sausanavicius, Giseli Donadon Germano

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: Indivíduos com Síndrome de Down apresentam atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor, acarretando prejuízos acadêmicos. Objetivo: Caracterizar o desempenho psicomotor de indivíduos com Síndrome de Down na Escala de Desenvolvimento Motor. Método: Participaram deste estudo cinco indivíduos diagnosticados com Síndrome de Down, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, que frequentam o Ensino Fundamental I e II, público e privado, da cidade de Marília-SP e região, atendidos no Programa de Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde – PAP (UNESP – FFC/ Marília – SP). Os indivíduos foram submetidos ao procedimento Escala de Desenvolvimento Motor, que avalia as seguintes áreas do desenvolvimento motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Resultados: Verificou-se que não houve diferença significativa entre as habilidades motoras estudadas (Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial e Organização Temporal) em relação à Idade Motora e à Idade Cronológica, sugerindo que as dificuldades motoras de indivíduos com SD podem ser persistentes, apesar das diferentes Idades Cronológicas. Conclusão O presente estudo concluiu que as dificuldades motoras e cognitivas podem ser persistentes ao longo da vida destes indivíduos, podendo acarretar prejuízos em outras áreas, como social e acadêmica.


Palavras-chave


Avaliação. Aprendizagem. Psicomotor. Educação.