XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O USO DO DELINEAMENTO DO SUJEITO ÚNICO PARA AVALIAR A TAREFA MOTORA DE REBATER EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN.
Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Adriana Garcia Gonçalves, Manoel Osmar Seabra Junior

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A pesquisa experimental é caracterizada pela manipulação de uma variável independente, com a finalidade de observar seus efeitos na variável dependente. O presente estudo aborda o uso do delineamento único como método para analisar a aquisição de habilidades manipulativas de rebater em adolescentes com síndrome de Down. Partindo assim do pressuposto de que a aprendizagem é um comportamento complexo de ser mensurado, e que sua avaliação não se dá por testes específicos, mas sim, pela análise do processo de aprendizagem, recorreu-se ao uso do delineamento do sujeito único de linha de bases múltiplas para verificar a aprendizagem de algumas habilidades manipulativas selecionadas. Dessa maneira, trabalho objetivou analisar a eficácia do delineamento do sujeito único de linha de base múltipla para avaliação da aquisição da tarefa motora de rebater na modalidade do badminton quando ensinada aos adolescentes com síndrome de Down. Para tanto, foram seguidos os procedimentos de coleta de dados propostos por esse tipo de delineamento nos quais inicialmente é coletada uma linha de base, seguida por uma intervenção na habilidade proposta, e posteriormente, a sondagem da habilidade continua sendo efetuada durante a manutenção. Para a presente pesquisa as habilidades trabalhadas foram: forehand; backhand; e saque. O uso do delineamento do sujeito único de linha de base múltipla permitiu observar a aprendizagem de cada aluno individualmente em cada habilidade. Conclui-se que este tipo de delineamento é uma alternativa metodológica importante para avaliação de habilidades motoras na área da educação física adaptada.


Palavras-chave


educação especial; educação física adaptada; habilidades motoras; delineamento do sujeito único