XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM UM ESTUDANTE COM SURDEZ USUÁRIO DE IMPLANTE COCLEAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Matheus Augusto Mendes Amparo, Jussara Oliveto Miralha, Klaus Schlünzen Junior

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção realizada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com um estudante com surdez usuário de implante coclear e seus resultados ao longo do ano letivo de 2017. A proposta de intervenção abordou especificamente o desenvolvimento da Língua Portuguesa na modalidade escrita, que é parte integrante do trabalho pedagógico com alunos com surdez de acordo com a proposta do Sistema Municipal de Educação do Município de Presidente Prudente/SP, preconizada pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A investigação possui uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante, com anotações em diário de campo. Os resultados apontam que houve evoluções no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita, além dos benefícios em relação aos aspectos cognitivos e comportamentais do estudante. Além disso, observou-se que o implante coclear possibilitou que o estudante ouvisse e compreendesse com clareza os sons e, também possibilitou ao mesmo o desenvolvimento da oralidade de forma funcional. Porém, mesmo obtendo boa percepção auditiva por meio do implante, o estudante ainda apresentava muitas trocas fonéticas, dificuldade de compreensão de alguns conceitos da Língua Portuguesa e dificuldade na leitura, interpretação e produção de textos. Diante disto, conclui-se que é importante não só oferecer a Língua Portuguesa na modalidade escrita, mas também a aprendizagem da Libras e em Libras como forma de ampliar as possibilidades de comunicação e aprendizagem dos estudantes surdos usuários de implante coclear.

Palavras-chave


Inclusão; Surdez; Atendimento Educacional Especializado; Implante Coclear