XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR
Gabriela Santiago Pereira, Aila N. D. Criado Rocha

Última alteração: 2018-04-18

Resumo


Introdução: Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSMV o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta sintomas classificados como um continnum de prejuízos de intensidade que vai de leve a grave. No ano de 2012 promulgou-se a lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que considerou o indivíduo com TEA deficiente para todos os efeitos legais e garantiu que todos tenham acesso a educação e ao ensino profissionalizante. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de mães sobre como é a  participação dos filhos com TEA nas escolas regulares. Método: Participaram da pesquisa cinco mães de crianças, com idade entre 4 a 11 anos, do sexo masculino, com diagnóstico confirmado de TEA. Foi realizada uma entrevista com os pais que continha questões sobre os dados pessoais da família, assim como a história pregressa da criança. Posteriormente, optou-se pela utilização do Grupo Focal por mediar interações intragrupais dos participantes selecionados. Resultados: Os resultados identificaram que a inclusão escolar de crianças com TEA vem sendo possível e ganhando mais espaço nas escolas, porém é importante uma capacitação de professores e auxiliadores. A inclusão escolar apresentou melhora na interação social e comportamental dos indivíduos, apresentando dificuldades apenas nos períodos de férias. As mães relataram que a maior dificuldade no processo de inclusão escolar está sendo em relação á comunicação e as habilidades educacionais, como a escrita, necessitando de maior atenção dos profissionais e familiares envolvidos. Conclusão: Foi possível notar que apesar do aumento no número de crianças inclusas nas escolas regulares, são inúmeras as dificuldades encontradas pelas crianças, profissionais e pais, mostrando a necessidade de uma atenção maior neste cenário. A inclusão de crianças com TEA é possível, trazendo benefícios positivos para as crianças e seus familiares.  

Palavras-chave


Inclusão Escolar; Transtorno do Espectro do Autismo; Terapia Ocupacional