XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DO TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PROFESSORES VISANDO A INCLUSÃO
Pâmela Barbosa de Mendonça, Carolina Severino Lopes da Costa

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Sendo o acesso e atendimento adequado aos alunos do Público-Alvo da Educação Especial no ensino regular garantido por lei, é essencial buscar e implementar intervenções de capacitação docente visando promover a inclusão escolar, proporcionando estímulos e ambiente adequado de aprendizagem para o desenvolvimento global de todos os alunos. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar a importância das habilidades sociais, especialmente de intervenções nessa temática, focando sua relevância para os processos de inclusão escolar, com base em dados da literatura da área. Para tanto, foram selecionados 6 artigos que discorrerem sobre a temática do Treinamento de Habilidades Sociais para professores do ensino regular. Tais estudos vêm apontando resultados interessantes para atender questões escolares, beneficiando a relação interpessoal do grupo e o desempenho comportamental dos alunos, impactando assim, positivamente no rendimento acadêmico. De acordo com algumas pesquisas, a capacitação docente com foco nas Habilidades Sociais Educativas auxiliaria na promoção de práticas pedagógicas positivas, o que proporcionaria um ambiente educacional saudável capaz de potencializar as condições para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo. Assim, afirma-se a necessidade de expansão de pesquisas sobre intervenções com foco nas habilidades sociais no contexto escolar, para melhor compreender como esse Campo Teórico-Prático do THS pode ser aplicado na formação e capacitação docente beneficiando o processo de inclusão dos alunos Público-Alvo da Educação Especial.


Palavras-chave


Educação Especial; Habilidades Sociais Educativas; Formação de Professores