XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PRÁTICAS E FORMAÇÃO
Andressa Lopes, Adriana Garcia Gonçalves, Gerusa Ferreira Lourenço

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento interdisciplinar, que abarca tipos de recursos e serviços que contribuem na promoção ou ampliação da funcionalidade das pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. O estudo teve como objetivo analisar a concepção de uma professora atuante em um centro de atendimento educacional especializado (CAEE) sobre o conceito de TA; verificar como se dá o desenvolvimento da prática pedagógica com a implementação desses recursos aos alunos PAEE e realizar um encontro teórico-prático de formação sobre TA. A pesquisa se caracteriza como sendo de caráter qualitativo e foi desenvolvida em duas etapas: na primeira foi realizado um diagnóstico em relação ao conhecimento da professora frente aos recursos de TA, no qual utilizou-se como técnica para coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação; na segunda etapa foi desenvolvido um encontro para formação da professora visando proporcionar maiores esclarecimentos e reflexões a respeito do conceito e da utilização dos recursos de TA. A análise dos dados da primeira etapa ocorreu por meio da análise temática e na segunda foi realizada a análise de forma descritiva a partir do diálogo estabelecido entre a pesquisadora e a professora participante. Os dados obtidos indicaram que a TA tem sido compreendida como sendo os equipamentos de informática bem como verificou-se a ausência de implementação dos recursos de TA nas atividades realizadas pela professora. Após a realização da segunda etapa, constatou-se que a formação possibilitou a compreensão sobre a importância da TA, sua finalidade e o impacto da ausência de implementação dos recursos nos aspectos educacionais dos alunos PAEE. Foi possível concluir que, embora se tenha avançado no âmbito das políticas públicas no que diz respeito ao AEE, não há amparo com relação à promoção de formação continuada em TA a esses profissionais, indicando a necessidade da realização de estudos que se proponham a adentrar o contexto do CAEE para verificar e analisar como tem ocorrido o processo de implementação dos recursos de TA e desenvolver e ofertar formação necessária para que os professores possam se apropriar de conhecimentos necessários ao ensino e aprendizagem dos alunos PAEE.


Palavras-chave


Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Formação Continuada