Última alteração: 2018-04-13
Resumo
A Política Paulistana de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva reúne diferentes serviços de apoio à inclusão escolar. Diante disso, focalizaremos uma experiência em andamento no Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) da Diretoria Regional de Educação de Pirituba Jaraguá (DRE PJ), a formação dos estagiários do Programa Aprender sem Limite. O objetivo é contextualizar o trabalho realizado junto aos graduandos do curso de licenciatura em pedagogia, cuja função é prestar o auxílio pedagógico aos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades, Superdotação matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME – SP). A metodologia utilizada foi a análise documental das pautas e portfólios das formações realizadas. O procedimento empregado foi a descrição dos temas discutidos, identificação das concepções de deficiência veiculada nos encontros. Os resultados, apontaram para a concretização de nove formações, no ano de 2017 e três, em 2018, totalizando 86 horas presenciais. As atividades foram administradas pelas Professoras de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (Paai) em articulação a Divisão Pedagógica. Os temas abordaram o desenvolvimento humano, concepção de sujeito, prática docente, ética profissional, documentação pedagógica, princípios inclusivos contidos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, diretrizes da Política Paulistana de Educação Especial, avaliação, currículo, ciclo autoral, alfabetização, interdisciplinaridade e acessibilidade pedagógica. Predominantemente as formações pautaram-se no estudo de caso, roda de conversa, aula expositiva, e oficinas. Conclui-se, quanto a necessidade de aprofundar os assuntos previstos na pauta, tendo como perspectiva, a realização de um fórum regional para exposição da trajetória escolar de cada educando, que é auxiliado pelos estagiários, a fim de sistematizar um panorama do serviço e consequentemente a identificação de estratégias pedagógicas inclusivas.