XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Fernanda Delai Lucas Adurens, Camila Mugnai Vieira

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: a inclusão escolar de alunos com autismo é complexa, pois ultrapassa o aspecto pedagógico, envolvendo também questões comportamentais, sociais e afetivas.  Diversos estudos apontam a necessidade de transformações de âmbito estrutural, de recursos, ideológicos e de formação, na tentativa de superar as fragilidades da inclusão do aluno autista. Objetivo: realizar uma pesquisa bibliográfica para analisar as concepções de professores sobre o processo de inclusão escolar de pessoas com autismo. Método: a busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO) a partir de termos relacionados ao tema, com critérios de inclusão como: artigos em português, disponíveis na íntegra e gratuitamente online e publicados nos últimos 13 anos. Foram excluídos os artigos de revisão bibliográfica. Por fim, foram encontrados e analisados 14 artigos. Resultados: apontaram as dificuldades dos educadores com a inclusão do autismo, a necessidade de capacitações dos docentes e também a disponibilidade dos professores para aprender. Conclusão: Verificou-se a necessidade de materiais didáticos de qualidade, de apoio de uma equipe multiprofissional e de atendimento aos familiares para o avanço do processo de inclusão dos autistas, segundo os professores.


Palavras-chave


Docentes; Educação Especial; Transtorno Autístico