XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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RECURSOS MIDIÁTICOS E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO NEPPD/UFAM
Jeane Vasconcelos De Oliveira, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS, GIANNE DE SOUSA COSTA

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


O presente trabalho refere-se à experiência vivenciada junto a uma criança do gênero masculino, trazida ao NEPPD/UFAM, a fim de realizar avaliação e intervenção psicopedagógica, visando alfabetização e desenvolvimento de processos que melhorem a qualidade e desempenho nas atividades adaptativas e de vida diária, bem como nas aprendizagens subjacentes. A mesma apresentava comportamentos característicos do Transtorno do Espectro Autista, corroborado por laudo médico a saber: ecolalia, contato visual limitado, recusa a contato físico, sensibilidade a estímulos sensoriais e extrema adesão à rotina. O início das atividades ocorreu em fevereiro de 2016, quando possuía nove anos de idade, onde nos foi relatado sua primeira experiência em contexto escolar, na qual não se obteve êxito, visto não se promover a significativa inclusão, considerando os elementos necessários ao referido processo. A partir da observação e levantamento das impressões primeiras, buscou-se o estabelecimento de vínculo e planejamento de atividades a fim de se iniciar processo de alfabetização. Começamos com o trabalho em torno do nome próprio, o qual levou cerca de sete meses para decodificação e reconhecimento das primeiras relações significante-significado, assim como, da relação simbólica que os signos linguísticos mantêm com a palavra falada e escrita. Procuramos, ainda neste processo, utilizar diferentes ferramentas pedagógicas, desde jogos didáticos, cantigas de rodas, entre outros, os quais à princípio foram rejeitados, nos conduzindo à continuidade de pesquisas a respeito de metodologias e atividades significativas. Foi neste interim que passamos a utilizar o computador como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem do sujeito, pois percebemos que as atividades para identificação de letras, formação de palavras e resolução de operações matemáticas advindos dos dados presentes neste instrumento, ampliaram suas habilidades naquilo que fora nosso foco primeiro, ou  seja, a ampliação das capacidades adaptativas, a aprendizagem/alfabetização dos aspectos destacados para este momento, assim como seu desenvolvimento como sujeito aprendiz.


Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista; Alfabetização; Recursos Midiáticos.