XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
O REPERTÓRIO DE LINGUAGEM DE QUATRO CRIANÇAS PEQUENAS COM SÍNDROME DE DOWN
Gabriela Aniceto, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


A síndrome de Down é definida pelo seu componente genético, implicando, dentre outros, comprometimentos que interferem no desenvolvimento da linguagem e da fala. Assim, justifica-se a relevância de investir precocemente no levantamento de repertório e, posterirormente, em programas de promoção de desenvolvimento da linguagem. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa foi o de descrever o repertório de desenvolvimento da linguagem de quatro crianças com síndrome de Down, menores de 48 meses, utilizando-se do Inventário Portage Operacionalizado. Participaram da pesquisa um menino e três meninas com síndrome de Down, entre 14 a 46 meses, que frequentavam creches ou escola especializada de uma cidade do interior de São Paulo. O levantamento do repertório das crianças recorreu à observação direta em interação com os participantes, durante encontros realizados nas instituições frequentadas pelas crianças. Os participantes deste estudo apresentaram o repertório linguagem semelhantes entre elas, embora tivessem idades diferentes. O repertório das crianças foi ao encontro dos dados da literatura, indicando que crianças com síndrome de Down tendem a apresentar um desenvolvimento em um ritmo mais lento daquele visto em crianças sem deficiência, mas que cada criança tem características singulares. A importância dos achados está em identificar qual o repertório atual da criança de modo a favorecer a elaboração de programas de promoção da linguagem considerando as especificidades de cada criança com síndrome de Down.

Palavras-chave


Síndrome de Down; Linguagem; Inventário Portage Operacionalizado.