XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
OS DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DA INCLUSÃO EDUCACIONAL: PERCEPÇÃO DE DOCENTES CAPACITADOS
Amanda Muller Tornich, Jacqueline Lidiane de Souza Prais

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre a percepção de docentes capacitados sobre o contexto da consolidação da inclusão educacional no contexto regular de ensino. A questão principal de investigação é: de que maneira os professores do Ensino Fundamental percebem os desafios na prática pedagógica no que diz respeito à inclusão educacional? Elencou-se como objetivos específicos: discutir sobre a formação docente para a inclusão educacional; analisar a política inclusiva para a formação do professor capacitado; e identificar os entendimentos de professores capacitados sobre a formação e capacitação para atuar no contexto da inclusão educacional. Para tanto, emprega-se uma pesquisa do tipo documental e de campo na modalidade descritiva. Para a coleta de dados, analisou-se a legislação pertinente a formação docente para a inclusão e elaborou-se um questionário aplicado com 7 (sete) professores de classes comuns dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Tarumã, oeste do Estado de São Paulo. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, pela qual foram categorizadas em: i) caracterização do campo de estudo e o perfil dos participantes e; ii) percepção dos docentes quanto à inclusão educacional e os desafios na prática pedagógica. Tem-se como principais resultados e discussões, que o professor não precisa ser conscientizado apenas sobre as políticas de inclusão escolar, é necessário que a sua formação continuada propicie análises e reflexões sobre as condições de trabalho, instigando novas propostas pedagógicas que culminem para a efetivação da inclusão.


Palavras-chave


Inclusão educacional; Formação docente; Professor capacitado.