XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A PRESENÇA DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR NA PRODUÇÃO CIÊNTIFICA
Everton Santana Oliveira, Patrícia Tupin Martins, Jaima Pinheiro Oliveira

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Este trabalho aborda a temática da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) na educação, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do aluno público-alvo da educação especial, considerando suas especificidades. O trabalho com a Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) pode ser desenvolvido na sala de aula comum e na sala de atendimento educacional especializado, com abordagens interdisciplinares e até mesmo transdisciplinares, a exemplo das ações de ensino colaborativo. Nesse contexto, esse trabalho objetivou identificar, na produção cientifica brasileira, a presença da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) com o público-alvo da educação especial no contexto escolar. Optamos por realizar uma revisão sistemática de literatura utilizando como base de dados a Biblioteca SciELO (Scientific Electronic Library Online) e os seguintes descritores: formação de professores e comunicação alternativa. Para filtrar os resultados, consideramos que o contexto escolar deveria ser um dos pontos abordados na publicação. Dessa forma, selecionamos os artigos que apresentavam uma relação entre a formação de professores e o uso de aspectos da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) no contexto escolar. Os resultados indicaram 12 artigos, sendo cinco deles selecionados para análise. Foi possível identificar nestes cinco textos que o foco centrou-se em: ausência da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) no contexto escolar gerando atrasos no desenvolvimento dos alunos que não oralizam; que o uso da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) nesse contexto poderia ser feito, por exemplo, com o PECS-Adaptado; que a Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) pode favorecer a interação professor-aluno, possibilitando melhor desenvolvimento no processo educacional. Foi possível concluir que, embora a Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) seja de extrema importância no contexto escolar, principalmente, para se trabalhar com alunos que não utilizam a fala como meio de comunicação, não é comum a presença da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) na escola. Nesse sentido, é preciso impulsionar ainda mais as pesquisas nessa área.


Palavras-chave


Educação Especial, Comunicação Suplementar e Alternativa, Contexto Escolar.