XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Erika de Freitas Mika, JANETE APARECIDA DOS SANTOS NEVES, KIRIAKI FREITAS RODRIGUES

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


Introdução: A educação inclusiva no Paraná, considerando os preceitos legais que regem a Educação Especial, estabelece através da instrução 016/2011 critérios mínimos para o atendimento educacional especializado em Sala de Recursos Multifuncional Tipo I (SRM), na Educação Básica – área da deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos. Também da instrução 003/2011 que prevê entre as atribuições da SRM elaborar Plano de Atendimento Educacional Especializado, com metodologia e estratégias diferenciadas, organizando-o de forma a atender as intervenções pedagógicas sugeridas na avaliação psicoeducacional no contexto escolar, o que motivou a área desta Secretaria, ora apresentada.

Objetivo: instrumentalizar os professores, através da formação continuada em serviço, na elaboração de um plano de trabalho que viabilize a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos.

Método: com intuito de efetivar uma Proposta de Intervenção Pedagógica que respeite a especificidade de cada aluno e que contemple as informações da Avaliação Psicoeducacional no contexto escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira (SME) - PR, através do Setor da Diversidade Escolar e Inclusão propôs encontros quinzenais de Formação Continuada para estudo e desenvolvimento de um quadro, onde o Plano de Trabalho docente privilegie aspectos que promovem a integração das várias áreas do desenvolvimento, bem como as relações que se estabelecem entre as estruturas em defasagem e conteúdo acadêmico. Jogos e materiais específicos mobilizadores deste processo também ocupam lugar, visto que estes são os principais instrumentos de trabalho do professor.

Resultado: adesão dos professores e pedagogos, integração entre os setores da SME (equipe da diversidade e assessoria pedagógica) no planejamento das formações e o exercício do plano de trabalho docente através do quadro já citado no método, privilegiando a estrutura cognitiva do aluno.

Conclusão: o feedback dos setores e profissionais envolvidos tem trazido segurança na linha de trabalho apresentada.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação continuada.

Palavras-chave


Educação Inclusiva; Formação continuada