XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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PSICOMOTRICIDADE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
Cristane Gonçalves Ribas

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social em múltiplos contextos. As crianças com TEA possuem padrão de desenvolvimento irregular e apresentam, também, dificuldade em compreender seu corpo em sua globalidade e em segmentos dinâmicos. Objetivo: verificar a evolução do desenvolvimento motor normal e as complicações psíquicas em crianças com TEA de 2 a 4 anos em uma instituição de Curitiba. Métodos: a amostra do estudo foi composta por crianças, do sexo masculino, com diagnóstico de TEA, matriculadas na Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (AMCIP), na cidade de Curitiba-PR. O potencial de aprendizagem das crianças foi analisado mediante a avaliação psicomotora de Vitor da Fonseca. A intervenção fisioterapêutica foi composta por 10 atendimentos, realizados duas vezes na semana e com duração de 30 minutos. Os atendimentos foram compostos por atividades de acordo com a necessidade e o nível psicomotor da criança. Após esse período as crianças foram reavaliadas seguindo os mesmos critérios. A análise dos dados foi realizada por meio do teste t. Resultados: as análises dos dados demonstraram que as crianças de Grau Leve e Moderado tiveram resultados significativamente diferentes das crianças com Grau Grave. Conclusão: a intervenção fisioterapêutica foi capaz de proporcionar benefícios à atividade motora e ao desenvolvimento neuropsicomotor em crianças diagnosticadas com TEA.

 

 

 

 


Palavras-chave


TEA. Fisioterapia. Psicomotricidade.