XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INCLUSÃO ESCOLAR: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE MANAUS
Julia Graziela Queiroz

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: Para oferecer inclusão no contexto educacional, é importante que o AEE seja acessível a todos os alunos que precisarem desse atendimento e a escola precisa articular ações que assegurem a efetiva destes estudantes conforme preconizam os documentos legais. Objetivo: Neste sentido, a pesquisa propôs como objetivo analisar as ações da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) com relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), assim como identificar essas ações para o AEE e descrever como está organizado no PPP das escolas o AEE. Método: A pesquisa  baseou-se na abordagem qualitativa, com o aporte da pesquisa documental, a análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Foram pesquisados os Projetos Político Pedagógico (PPP) de cinco escolas. Resultados: identificou-se que a SEMED tem ampliado gradativamente as matrículas dos alunos da Educação Especial, a referida rede apresenta em seu quadro de funcionamento 46 Sala de Recurso multifuncionais, evidenciou-se que o AEE não faz parte do PPP da maioria das escolas. Conclusão: Apresenta-se a necessidade do planejamento e acompanhamento das SRM, posto que a demanda dos alunos para o AEE é crescente e as SRM implantadas pelo município não são suficientes para atender os estudantes.