XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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DESENHANDO CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA POR MEIO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLABORATIVO
Maria osvalda castro feitosa cristovam, Leysa Miguel Rodrigues Moretti, Kátia de abreu Fonseca

Última alteração: 2018-04-09

Resumo


Esta pesquisa vem sendo desenvolvida em uma escolar do Sistema Municipal de Educação de Bauru (SME), em parceria com equipe gestora, coordenação pedagógica, professores, coordenadora pedagógica do SME na área de Educação Especial. Ao tratar dos problemas e das dificuldades do trabalho escolar, Parrilla e Daniels (2004) comentam que elas levam os docentes a se sentirem carentes de apoio, o que pode resultar na falta de iniciativa para encontrar soluções novas para os problemas, com a consequente adoção de práticas corriqueiras, sem esperanças de que funcionem. A pesquisa, surge das queixas e inquietações dos professores em relação ao trabalho com alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), e tem como objetivos minimizar as queixas e dúvidas dos professores do fundamental I e II, despertando nos envolvidos a necessidade de efetivação de um trabalho colaborativo em prol do processo de aprendizagem dos alunos PAEE. Buscamos propor estratégias e traçar ações práticas para o desenvolvimento do trabalho colaborativo e assim avançar nos aspectos de uma escola inclusiva. Após o desenvolvimento de algumas ações, fica claro a mudança de postura de alguns professores até então resistentes ao assunto, até mesmo na forma como falam dos alunos PAEE, daríamos ênfase ao fazer pedagógico, a postura e o olhar em relação aos alunos com deficiências, respeitando suas dificuldades e limitações, sem deixar de investir em suas potencialidades.


Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão. Trabalho Colaborativo.