XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Tamanho da fonte: 
Recursos Didáticos para Alfabetização de Alunos Autistas
Cristiane Batista Xavier de Moraes, Vera Lucia Prudência dos Santos Caminha

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Introdução: Autismo é um termo geral utilizado para denominar um grupo de transtornos do cérebro, conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Está classificado como Transtorno Global do Desenvolvimento, apresenta sintomas denominados Tríade de comprometimentos, caracterizadas por prejuízos na comunicação, no comportamento e na interação social. Anteriormente denominado transtorno psicológico, hoje entende-se como um distúrbio neurológico com alterações em diversas áreas do cérebro. Devido estas alterações é necessário adaptação curricular para que o aluno autista seja alfabetizado. O presente trabalho visa promover material de apoio, em forma de apostila, a fim de que professores da classe regular de ensino possam realizar esta função com efetividade. Objetivo: Sistematizar atividades em apostila como recurso didático para alfabetização de alunos autistas para apoio a professores da classe regular de ensino. Método: Esta pesquisa é descritiva e exploratória. Na sua primeira etapa foi feito um levantamento bibliográfico  através de  livros e artigos científicos  na área de neurociências e psicologia. Na segunda etapa, com as informações coletadas no levantamento bibliográfico, foi montada atividades para apresentação de vogais, consoantes, palavras, números e conceitos. Resultados: No recurso didático denominado Apostila de Alfabetização para alunos do TEA,  reunimos atividades com  ideias de cores e campos semânticos que respeitam as hipersensibilidades sensoriais  presentes no autismo, para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo para esses alunos. Conclusão: Considerar os prejuízos neurológicos presentes no autismo na hora de elaborar as atividades em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento cognitivo  do aluno com TEA. As dificuldades em alfabetizar estes alunos não estão no autismo em si, nem no atraso da fala, muitas vezes característicos neste transtorno, mas nas técnicas aplicadas que geralmente são as mesmas das crianças neurotípicas. A adaptação curricular com toda a sua abrangência se faz essencial para o sucesso do processo de alfabetização no TEA.


Palavras-chave


Educação Especial, autismo, alfabetização no TEA