XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO DE LITERATURA
Regiane Magalhães R. de Oliveira, Nathana Rafaela Ap. Parra, Camila Rodrigues Costa

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental comum na população de crianças em idade escolar. A tríade sintomática inclui comportamentos relacionados a desatenção, hiperatividade/ impulsividade ou do tipo combinado, quando a criança apresenta ambas as ocorrências. Nesta perspectiva, o estudo teve como objetivo identificar o que a literatura nacional tem sistematizado a respeito da inclusão do aluno com Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade nas aulas de Educação Física. O estudo tratou-se de uma revisão de literatura. Para coleta foi realizada uma busca nas bases de dados online Google Acadêmico e Scientific Electronic Library (SciELO). As palavras-chaves utilizadas foram: 1) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ Impulsividade; 2) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade e Educação Física Escolar. Os critérios para seleção dos estudos foram: 1) ser artigo de pesquisa em periódico nacional, versado em Português; 2) versar sobre a Educação Física e a inclusão do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade no contexto escolar; e, 3) ser publicado entre os anos de 2007 á 2017. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo. Neste sentido, emergiram quatro grandes temas: 1) Desenvolvimento Motor de crianças com TDAH; 2) Desenvolvimento psicológico de crianças com TDAH; 3) Percepção de professores para trabalhar com alunos com TDAH; e, 4) Interação da família com as crianças com TDAH. Conclui-se que a literatura nacional tem sistematizado conhecimento a respeito de questões que perpassam pelo desenvolvimento motor da criança, percepção dos professores ao trabalhar com este público até questões familiares que podem interferir no comportamento da criança.


Palavras-chave


Inclusão. Educação Física. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.