XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS ADAPTADAS COMO SUPORTE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Ágatha Assis Bandeira dos Santos, Patrícia Tupin Martins, Mariana Monteiro

Última alteração: 2018-04-13

Resumo


O uso de recursos adaptados no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva inclusiva tem sido investigado por pesquisas e indicado resultados promissores em relação ao processo de desenvolvimento dos alunos do público-alvo da Educação Especial. Esse relato de experiência objetivou indicar possibilidades de confecção de um recurso adaptado para o uso na Educação Infantil e anos inicias do Ensino Fundamental, com foco para o trabalho com histórias infantis. Esse trabalho foca o uso de figuras e o conhecimento metatextual e tem fornecido base para a construção dessas adaptações. De modo secundário, esse relato objetivou descrever a confecção de uma história adaptada. As principais etapas dessa construção foram: criar os moldes para recorte do cenário e personagens com a utilização de papel vegetal, transferência desses desenhos para EVA, confecção de cada uma das partes da história (cenário – personagens: menina, gato, cachorro) com a utilização de materiais que facilitaram o manuseio e durabilidade das adaptações, como o contact. Para esta confecção os materiais utilizados foram: colas, EVA, papel camurça, papelão, barbante, palito de sorvete, retalhos de tecidos, velcro, olhos móveis, bolinha de isopor, cortiça e tinta guache. Os resultados indicaram que o recurso construído tem sido importante para ações que tenham como objetivo favorecer a construção de histórias infantis, tanto em sua modalidade oral, quanto escrita. O uso desses recursos também tem indicado que ele pode auxiliar no planejamento de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. Diante dos resultados, é possível concluir que a adaptação e o uso de recursos como apoio pedagógico são de grande importância para a aprendizagem de escolares do público-alvo da Educação Especial. Em virtude dessa importância, sugere-se que novas problematizações possam surgir a partir do material apresentado. Sugere-se, também, que outras possibilidades de adaptações sejam propostas, assim como novas reflexões sobre a importância da articulação entre áreas distintas.


Palavras-chave


Educação Especial. Práticas Pedagógicas. Histórias Infantis.