Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Estabelecer uma aproximação dialógica positiva entre a família de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é de fundamental importância para o processo do ensino e aprendizagem. ALMEIDA et.al (2014) afirmam que a parceria entre professores de pessoas com Deficiência Intelectual e as famílias facilita, não apenas o acesso à informação, como também uma participação ativa nas tomadas de decisão dos seus educandos. Deste modo, este trabalho traz uma experiência vivenciada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Belém que objetivou a efetivação de uma maior aproximação entre os responsáveis de alunos com DI e os professores do AEE, afim de promover troca de informações, orientações e conhecimentos acerca das necessidades dos alunos no intuito de planejar atividades que correspondam às suas necessidades, bem como envolvendo os responsáveis ativamente no direcionamento das ações voltadas a esse aluno. Utilizando-se o método da pesquisa-ação, estabeleceram-se seis encontros, dos quais quatro bimestrais e dois semestrais, denominados respectivamente “Bate-papo” e “Plantão Pedagógico”, esses encontros se deram de forma individualizada entre o professor e o responsável, sendo norteado pelas observações nos atendimentos e os anseios da família. Os resultados apontam o fortalecimento da parceria entre os responsáveis e os professores do AEE; maior assiduidade dos alunos nos atendimentos; maior participação em atividades que envolvem a família e principalmente maior responsabilidade da família no sucesso do desenvolvimento desse aluno. Concluiu-se desse modo que há grande importância em estabelecer o diálogo entre professor e responsáveis e que estabelecer estratégias para efetivar o diálogo entre a família e o AEE podem oferecer possibilidades de maior sucesso para o aluno com Deficiência Intelectual no que diz respeito as habilidades a serem fomentadas durante os atendimentos.