Última alteração: 2018-04-13
Resumo
Este estudo tratou da temática linguagem oral e escrita, mais especificamente o uso do gênero textual narrativo por meio do PRONARRAR, um programa de intervenção metatextual para auxílio na produção de histórias orais e escritas de escolares com atraso na aquisição da linguagem. Desta forma, o objetivo deste estudo foi identificar as produções acadêmicas sobre o PRONARRAR realizadas pelos membros do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (LADI), da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). A fim de alcançar este objetivo foi realizada uma busca no currículo Lattes de todos os pesquisadores que já integraram o LADI, por meio da localização dos descritores PRONARRAR e programa de intervenção, no título ou nas palavras-chaves nas produções de cada autor. Os resultados indicaram a utilização do PRONARRAR como apoio pedagógico no desenvolvimento da linguagem oral e escrita de diversos públicos e, mais recentemente, com alunos público-alvo da Educação Especial. Além disso, indicaram a necessidade de novos estudos que abordem, especialmente, a formação de professores para o trabalho com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e ainda, estudos voltados para testagem de adaptações do PRONARRAR para intervenções específicas com alunos público-alvo da Educação Especial. Espera-se contribuir com as discussões e reflexões acerca do uso do programa de intervenção metatextual, PRONARRAR, no contexto da escolarização inclusiva.